Programa STEM TechCamp BRASIL

O Programa STEM TechCamp BRASIL é uma iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e do Grupo +Unidos.

Este programa tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEM nas redes públicas de educação básica do Brasil.

inscricao-professor

inscricao-gestor

Regulamento da 1a. EDIÇÃO do Programa STEM TechCamp BRASIL 2018

– BENEFÍCIOS PARA OS PARTICIPANTES

A primeira edição, STEM TechCamp BRASIL 2018, terá a duração de 12 meses, de janeiro a dezembro de 2018, e possibilitará aos participantes:

  • Participar, no período de 29 de janeiro a 7 fevereiro de 2018, de atividades diversificadas para integração dos participantes e preparação para o Encontro STEM TechCamp BRASIL 2018. Estima-se que o participante precisará dedicar, neste período, um total de 10 horas, sendo apenas 3 horas síncronas e as demais horas de atividades individuais com suporte de plantão de dúvidas assíncrono. As atividades síncronas contarão com a presença da equipe organizadora, que vai compartilhar a visão sobre o Programa STEM TechCamp BRASIL, os objetivos da edição 2018, seus benefícios e sugerir materiais de estudo e atividades de preparação para o Encontro.
  • Participar, com todas as despesas de passagens, diárias e atividades de formação cobertas pelo programa, no período de 19 a 23/fevereiro/2018, na USP em São Paulo, do Encontro STEM TechCamp BRASIL 2018. Este evento presencial contará com atividades de sensibilização e formação para desenvolvimento de planejamento estratégico para políticas e ações voltadas a fomentar a aprendizagem ativa de STEM (incluindo o estímulo à cultura de aprendizagem criativa – Maker, abordagens investigativas e interdisciplinares, iniciação à pesquisa científica e tecnológica e empreendedorismo) nas escolas públicas. Estão planejadas:
    • atividades com a equipe do TechCamp de Washington – EUA,
    • palestras com líderes educacionais e de empreendedorismo,
    • discussões em grupo,
    • construções coletivas e dinâmicas utilizando técnicas de Design Thinking,
    • elaboração da primeira versão de suas respectivas propostas de Planejamentos Estratégicos, para implementação em suas comunidades escolares.
  • Ter acesso à plataforma de comunicação da Rede STEM TechCamp BRASIL para troca de experiências entre os participantes e suporte à distância de especialistas e profissionais da Embaixada dos EUA, do LSI-TEC, da POLI-USP e do Grupo +Unidos (que reúne diversos profissionais de empresas americanas estabelecidas no Brasil);
  • Ter apoio, durante o Encontro e por meio de interações pela Plataforma da Rede, para planejar, elaborar, implementar e avaliar estratégias e ações voltadas à aprendizagem ativa de STEM em redes públicas de educação básica;
  • Receber certificado de participação ao final da edição;
  • Concorrer à participação, com todas as despesas de inscrição, passagens, diárias e atividades de formação cobertas pelo programa, da delegação brasileira que irá para a próxima edição da Intel International Science and Engineering (INTEL ISEF 2018) em Pittsburgh, na Pennsylvannia, EUA, de 13 a 18/maio/2018;
  • Concorrer à participação, como convidado(a) especial, com todas as despesas de passagens e diárias cobertas pelo Programa, no Painel de “Estratégias e Ações de Destaque voltadas a STEM em Redes Públicas de Educação”, na edição de 2019 da FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, em março de 2019, na USP em São Paulo.
  • Participar como membro Alumni da rede STEM TechCamp BRASIL nas edições seguintes.

 

-QUEM PODE PARTICIPAR E NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS

  • Gestores de Secretarias Estaduais de Educação, envolvidos na elaboração e implementação de políticas e/ou programas relacionados ao ensino de Ciências no Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio, recomendados por sua respectiva Secretaria de Educação (27 vagas, preferencialmente, uma por unidade da federação)
  • Professores do Ensino Fundamental II ou Ensino Médio, de escolas públicas de redes estaduais (27 vagas, preferencialmente,uma por unidade da federação)
  • Professores de Ensino Médio de Institutos Federais (6 vagas)

 

-INSCRIÇÕES

As inscrições somente podem ser feitas, até 17/dezembro/2017, por meio do preenchimento completo do formulário onlineupload de carta de recomendação (como arquivo PDF, JPG GIF ou PNG) por meio de um dos links de inscrição disponíveis no início desta página.

Para gestores, a carta de recomendação deve ser emitida e assinada pela Secretaria de Educação do Estado. O conteúdo da carta deve destacar experiência(s) anterior(es), potencial e liderança do(a) gestor(a) para articular e aprimorar ações existentes, bem como para elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEM na rede desta Secretaria.

Para professores, a carta de recomendação pode ser emitida e assinada pela Secretaria de Educação do Estado ou Diretoria Regional de Ensino ou Direção da Escola em que o professor atua. O conteúdo da carta deve destacar experiência(s) anterior(es) envolvendo práticas de aprendizagem ativa de STEM desenvolvidos pelo(a) professor(a) em escola(a) pública(s). Estas práticas podem envolver: estímulo à cultura de aprendizagem criativa – Maker ou abordagens investigativas e interdisciplinares ou iniciação à pesquisa científica e tecnológica ou empreendedorismo ou mais de uma das anteriores. Deve ser destacada também a importância para a Escola e para os alunos envolvidos na aplicação destas práticas pelo(a) professor(a) e se ele as fez individualmente ou com outros professores da Escola.

Inscrições com preenchimento incompleto de itens indicados como obrigatórios no formulário online ou sem carta de recomendação não serão analisadas.

 

-SELEÇÃO DE PARTICIPANTES

A seleção dos participantes será realizada, no período de 18/dezembro/2017 a 11/janeiro/2018, pelo Comitê de Seleção, composto por docentes e pesquisadores da USP e profissionais do LSI-TEC, da Embaixada dos EUA no Brasil e do Grupo +Unidos.

divulgação dos selecionados, bem como da lista de espera, será realizada até 12/01/2018, por mensagem enviada para aos endereços de e-mail cadastrados no formulário de inscrição.

Os selecionados deverão confirmar o seu interesse de participação até 17/01/2018. No caso de vagas remanescentes, nos dias 18/01/2018 e 19/01/2018, candidatos da lista de espera serão contatados por meio dos números de telefone cadastrados no formulário de inscrição.

Caso não seja possível contemplar as vagas disponíveis, para gestores e professores, com selecionados de todas as unidades da federação, o Comitê de Seleção decidirá como redistribuir as vagas remanescentes, a fim de atender ao número de 60 participantes nesta edição do programa.

A listagem final dos selecionados confirmados e a programação de atividades de preparação à distância, serão disponibilizadas aos participantes em 22/01/2018.

-CUSTOS, CONDIÇÕES E CONTRAPARTIDAS

A organização do Programa STEM TechCamp BRASIL:

  • Arcará com os custos de passagem aérea, deslocamento terrestre, hospedagem e alimentação para os 60 selecionados para a 1a. edição do Programa participarem do Encontro STEM TechCamp BRASIL 2018, no período de 19 a 23 de fevereiro de 2018, na USP em São Paulo.
  • Arcará com os custos para realização das atividades de formação presenciais e à distância, bem como para a equipe de suporte à distância.
  • Arcará com os custos de passagem aérea, deslocamento terrestre, hospedagem e alimentação para até 4 selecionados para participação na Intel ISEF (International Science and Engineering Fair), de 13 a 18 de maio, em Pittsburgh, Pennsylvania, EUA.
  • Não se responsabilizará pelos custos de detalhamento, implantação e avaliação das estratégias e ações propostas pelos participantes para suas redes de ensino.
  • Emitirá certificado de participação no STEM TechCamp BRASIL 2018, ao final do ano, para os que participarem de maneira ativa ao longo da edição de 2018 (participação nas atividades e entregas obrigatórias e nas discussões da plataforma da Rede).

A organização, mediante solicitação pelo participante, poderá fornecer declaração de participação nas atividades, para fins de justificar ausência no trabalho ou em qualquer outro compromisso previamente assumido.

– COMPROMISSOS DOS PARTICIPANTES

Os selecionados que confirmarem a participação na edição 2018 do Programa STEM TechCamp BRASIL deverão se comprometer a:

  • Participar integralmente no Encontro STEM TechCamp BRASIL 2018, no período de 19 a 23/fevereiro/2018, na USP em São Paulo.
  • Manter um canal de comunicação ativo via Internet com a Rede STEM TechCamp BRASIL, pelo menos uma vez por semana durante o ano de 2018, realizando as entregas solicitadas (de detalhamento do planejamento estratégico e de acompanhamento da evolução a implementação e avaliação das estratégias e ações planejadas), compartilhando experiências e participando de discussões com os participantes e equipe organizadora, sempre com postura aberta e colaborativa.

fonte: http://febrace.org.br/stemtechcampbrasil/

STEM TechCamp2

Deixe uma resposta